quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Speculaas - História tradição

Nos idos de 1800 um mercador que vinha da Indonésia para a Holanda com os porões carregados de especiarias, enfrentou durante a viagem várias tormentas e teve todo o seu carregamento misturado formando um verdadeiro "blend" de especiarias.

Quando finalmente aportou na Holanda, viu que não poderia mais comercializar o seu produto. Lamentando o prejuízo, guardou toda a carga num armazém para decidir o seu futuro.

Um padeiro que passava todos os dias pelo armazém quando ia a caminho da panificadora, envolvido pelo aroma que de lá saía, resolveu entrar e perguntar o que se tratava. O mercador contou então tudo sobre a viagem e sobre o que tinha sucedido e ofereceu um pedaço da mistura ao padeiro para ele provar e fazer o que quisesse. O padeiro alterou as porções e criou um biscoito.

Nas festividades do Sinterklaas, ou S. Nicolau, o padeiro enviou ao Bispo uma grande quantidade de biscoitos para serem distribuídos pelos mais desfavorecidos. Da fusão do nome Sinterklaas com a palavra especiarias naquela língua, resolveram dar ao biscoito o nome de Speculaas.

Ainda hoje se mantém a tradição da distribuição de Speculaas por altura destas festividades.

Beta

Sem comentários: