segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Escola...


O Henrique ja esta na Primaria ou como eles aqui dizem "first year".
Comecou a escola no dia 4 de Setembro, ja passaram umas semanas e tudo parece estar a correr bem.
Ele frequenta a Malcolm Primary School http://www.malcolm.bromley.sch.uk/ que e perto de nossa casa, 10 minutos a pe ou podemos apanhar um autocarro.
O horario e das 9H as 15.15H e almoca na escola, como bom Portugues que e nao gosta muito dos almocos ingleses de sandes e "junk food"por isso leva o seu termo com uma sopinha e comer a serio, nada de plasticos.
Falei com a Anna, a professora do Henrique que me diz que esta tudo a correr bem, ele participa bastante embora ainda nao fale quase nada, esta atento e brinca com os colegas normalmente.
As 15.15H vai para uma outra escola, o ATL onde ai pode brincar, ver TV, o que quiser e as 18H vamos para casa.
O mais dificil de tudo e tentar ajudar o Henrique com alguns exercicios, esta Primaria e completamente diferente da minha e do Fred, parece que temos de estudar primeiro para depois o ajudar.
Eles nao ensinam as letras mas sim a palavra, ainda nao estamos muito dentro da "coisa" mas temos que o ajudar pois os meninos da classe ja sabem ler e escrever um pouco pois no ano anterior ja aprenderam.

Para alem destas duas escolas, uma a serio e outra de brincadeira como ele diz, ja comecou a natacao, sabados ao 12.30H em Brixton perto do trabalho do Fred.

Comecou tambem na passada Quarta Feira as aulas de Ballet masculino ( sim, para quem nao sabe e acha que o Ballet e todo igual e os meninos tb usam os "tutus"ficam a saber que nao, nao tem nada a ver com o Ballet de meninas).
E numa escola em Clapham perto da casa da minha irma http://www.manorballet.com/ fomos experimentar e ele gostou imenso, pois passou a aula a dar saltos e pulos, agora vai todas as semanas das 16.30H as 17.15H.

Como veem tem a semana ocupada com actividades e estudo, claro que ainda tem tempo para a Playstation, DVD, brincadeiras e tudo o que lhe e de direito.
Vou ver se consigo por algumas fotos dele com a farda da escola.

Beijinhos
Filipa

3 comentários:

Sandra disse...

Oi!
Fico contente que estejam todos bem e que o Henrique se esteja a integrar bem. Queria dizer-te que a Laura aprendeu a ler assim e no Natal já lia tudo normalmente... a ideia é aprender a imagem da palavra e só depois as letras (como nós fazemos intuitivamente).Experimenta pôr nomes das coisas escritos e colados (tipo DOOR sobre a porta, BOOKS sobre a prateleira dos livros, etc.) que ele fixa o "desenho". beijo.

Laura disse...

Pois é também acho, e também sei que o henrique vai aprender a ler e a escrever num instante pois ele e um menino esperto e se os outros meninos ja sabem bem a professora deve-lhe dar mais atençao a ele.
beijos da laura para todos

Miguel Somsen disse...

Confesso que o Henrique de tutu me assusta de sobremaneira...
O resto vem com o tempo.
Beijos cross-channel.